Formas de trabalhar o sentimento de luto em crianças
O luto nunca é fácil. Costuma ser um processo bastante doloroso para as pessoas de um modo geral. Muitas delas passam pelo luto apresentando instabilidade emocional e se isolando. Não é diferente com relação às crianças. Elas também sentem a mesma coisa.
Tendo isso em vista, preparamos este post para mostrar três formas de trabalhar o sentimento de luto nas crianças. Veja!
1. Compreenda que a criança vive o sentimento de luto de uma forma diferente
Uma forma de ajudar uma criança a passar pelo sentimento de luto é entender que ela vive esse momento de uma forma diferente. Como assim? Cada faixa etária apresenta uma noção diferente do conceito de morte, e isso afeta sua forma de lidar com o luto. Por exemplo:
- Crianças com até três anos não entendem bem o que é a morte. Nesse sentido, os adultos podem conversar com elas com o objetivo de fazê-las entender esse conceito e a situação que estão vivendo;
- Já as crianças entre três e cinco anos de idade até entendem o conceito de morte, mas não compreendem sua finalidade. Contudo, observam a negativa que circula os adultos;
- As crianças de cinco a sete anos entendem o conceito de morte e sabem o que ela representa, que a pessoa falecida não voltará mais;
- Já as crianças entre sete e dez anos entendem não apenas o conceito de morte e sua finalidade, mas também passam a viver os sentimentos desencadeados por ela.
2. Tente conversar com a criança mesmo que isso seja difícil
Outra forma de trabalhar o sentimento de luto da criança é abrir um diálogo honesto com ela. No entanto, isso deve ser feito considerando sua faixa etária, ou seja, a conversa deve ser adaptada de acordo com a idade da criança.
Por exemplo, uma forma de fazê-la compreender o processo de luto causado pela morte é garantir que ela entenda que o ente querido está no céu ao lado de outros familiares que já partiram. Essa é uma forma menos dolorosa de dizer a uma criança que um familiar ou amiguinho partiu.
3. Compreenda o período de luto/emocional da criança
Como os adultos, as crianças também vivem os processos do luto e precisam de acolhimento e compreensão. Assim, durante esse período, é comum que as crianças apresentem determinados comportamentos, como:
- Isolamento social, ou seja, falta de vontade de brincar com outras crianças;
- Alteração no ciclo de sono. É comum que as crianças passem mais tempo acordadas, imaginando que a situação não ocorreu;
- Alteração de comportamento na escola. É normal que a criança não sinta motivação para estudar ou realizar exercícios escolares, o que pode fazer com que seu desempenho baixe;
- Distúrbios alimentares, ou seja, a criança passa a não ter vontade de se alimentar bem.
Diante desses comportamentos, é preciso ter compreensão e entender que o período de luto passará. Forçar a criança a ter um determinado comportamento para acelerar o luto é uma atitude que pode fazer com que sua saúde mental seja ainda mais afetada.
Agora que você entende que a criança também sofre o sentimento de luto, busque compreendê-la melhor a fim de que passe por esse período da forma mais leve possível.
Para ficar por dentro de outros artigos como este, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site.