Dia de Finados: entenda a origem dessa data
Em toda civilização, há uma preocupação especial com as pessoas falecidas, e isso pode ser visto pelos diversos rituais de despedidas e lembranças que podemos encontrar ao longo da história.
No decorrer do desenvolvimento da humanidade, vários rituais foram observados, por exemplo, cremação, sepultamento, mumificação e a guarda das cinzas da pessoa falecida em urnas. Dias também foram criados para homenagear os mortos, como o Dia de Finados.
Quer entender melhor como o Dia de Finados surgiu, como funciona e qual seu propósito? Continue a leitura:
Quando surgiu o Dia de Finados?
O Dia de Finados é comemorado no Brasil em 2 de novembro. Esta data refere-se ao luto, lembrança e homenagem aos falecidos. A data também traz consigo diversos aspectos religiosos e culturais que se aplicam a diversas partes do mundo.
Ao contrário do que muitos pensam, o Dia de Finados é mais antigo do que se pode imaginar. Criada no século 11, a data foi designada pela Igreja Católica como uma data para os católicos terem misericórdia das almas que já faleceram, ou seja, partiram deste mundo, segundo a CNN Brasil.
Ou seja, trata-se de uma data que já existe há centenas de anos e que faz parte da cultura de diversos povos atualmente, sendo o Brasil um grande exemplo, tanto que o dia é feriado no país.
Qual é o propósito do Dia de Finados?
O Dia de Finados é uma data dedicada à memória dos que faleceram. Nesse dia, as pessoas prestam homenagens aos seus entes queridos, indo, por exemplo, até o cemitério onde elas foram sepultadas ou até o local onde suas cinzas foram colocadas.
Como dissemos, a data é feriado no Brasil e, normalmente, o comércio para, com exceção de alguns estabelecimentos empresariais. Isso para que as pessoas tenham a oportunidade de prestar homenagens aos seus entes queridos, como familiares e amigos que já não se encontram nesta terra.
Como funciona o Dia dos Finados?
No Dia de Finados, as pessoas costumam não apenas ir a cemitérios visitar os túmulos de entes queridos, mas também a missas de igrejas católicas. É comum que nessa data os líderes religiosos de igrejas católicas celebrem missas para dar a oportunidade de as pessoas rezarem pelas almas que já não se encontram no plano terrestre.
O que fazer no Dia de Finados?
Aproveitar a oportunidade para homenagear quem você ama, mas que não está mais aqui, é uma boa atitude que pode acalmar o seu coração.
Afinal, a saudade está sempre presente e, sem dúvida, isso fará com que você se sinta melhor sabendo que precisa cuidar do seu ente querido mesmo não estando mais aqui. Podemos fazer isso orando e prestando homenagem aos espíritos do falecido, como deixar flores, acender velas ou qualquer outra coisa que signifique amor para você.
Como vimos, a origem do Dia de Finados é mais antiga do que pensávamos. No entanto, podemos ter certeza de uma coisa: este é um grande dia para se lembrar de alguém que amamos e que não está mais conosco fisicamente.
Você já conhece nosso crematório ecológico? Se a resposta for não, não deixe de visitar nosso site para saber mais sobre como trabalhamos.